As organizações participantes do programa são:
- VAENI NAOUSSA
- CÂMARA REGIONAL DA VINHA E DO VINHO - Trácia (RVWC)
VAENI NAOUSSA
A Cooperativa VAENI Naoussaé uma das unidades produtoras de vinho mais progressistas da Grécia, representando 50% da produção local de vinho. A área é conhecida pelos seus vinhos tintos requintados. Fazem parte da cooperativa, como membros, 200 vinicultores experientes, impulsionados pelo seu desejo de produzir vinhos de qualidade. Este fator humano vital, combinado com o uso de tecnologia avançada, garante a qualidade do vinho, que é principalmente proveniente da castaXinomavro, uma casta autóctone que domina no norte da Grécia. As adegas contam com especialistas qualificados e operam de acordo com os padrões europeus.A cooperativa está situada dentro dos limites da região vitivinícola, o que é uma vantagem para o próprio produto.Resumindo, as principais características da cooperativa são: a experiência, a fiabilidade e o sentimento artístico.
A CooperativaVaeniNaoussa é uma das organizações comerciais mais históricas da Grécia.Desde1983, quando foi fundada, opera como Cooperativa Agrícola e está localizada em Episkopi, em Naoussa (prefeitura de Imathia, região NUTS2 da Macedônia Central).O seu estatuto foi harmonizado e codificadoao abrigo da nova Lei 4384/2016 para as Cooperativas Agrícolas. Tem 200 membros, produtores vitivinícolas, todos localizados na zona de denominação de Naoussa.
A VaeniNaoussa é um dos 26 produtores de vinho da zona e a única de natureza cooperativa.Em 2015, de acordo com o documento nº5907 / 28.03.2017 do departamento competente daRegião da Macedónia Central, o número total de viticultores que declararam vinhosda variedade Xinomavro, para a produção doNaoussa DOP, foi de 198.A VaeniNaoussa declarou 6,409.45 HL l da castaXinomavro para vinhos DOP provenientes de 101 produtores vinícolas da zona. Isso faz com que a Cooperativa VaeniNaoussa seja representante do vinho NaoussaDOP, da variedade Xinomavro, representando 51,1% da proporção do número de produtores. Além disso, o volume comercializável da produção doNaoussaDOP Xinomavro correspondente àVaeniNaoussa para o mesmo ano foi de 45% do total.
Naoussa
A cidade de Naoussa fica no sopé do Monte Vermion, a uma altitude de 330 metros acima do nível do mar. A antiga cidade foi fundada nos finais do século XIV inícios do século XV d.C. De acordo com a antiga mitologia grega, Semeli, mãe do deus Dionysos, viveu nas encostas do Monte Vermion. Acredita-se também que a magnífica dançarina Silinos, a fiel companheira do deus da vinha e do vinho, nasceu nesta área.A Naoussa de hoje, além de desfrutar do privilégio da beleza natural intocada, mantém com cuidado a sua herança milenar. Ao mesmo tempo, houve um significativo desenvolvimento econômico, principalmente apoiando e promovendo a vinha e o vinho de Naoussa.
CÂMARA REGIONAL DA VINHA E DO VINHO - Trácia (RVWC)
A Câmara Regional da Vinha e Vinho (RVWC) "Trácia" é uma organização muito proativa que trabalha diretamente com os membros da câmara e outros parceiros locais e internacionais para o desenvolvimento contínuo da indústria vinícola búlgara. Essas iniciativas incluem atividades promocionais locais, como enoturismo, eventos especiais e celebrações do vinho, e atividades promocionais para todos os aspectos da indústria do vinho para comunidades europeias e de outros países.
Regional Vine and Wine Chamber Trakia (RVWC) uma entidade legal sem fins lucrativos estabelecida como organização interprofissional sob o Wine and Spirits em conjunto com o art. 38, par. 1, ponto 5 da lei nacional para organizações sem fins lucrativos. A Câmara abrange a área dos vinhedos, incluindo terras, produtores e comerciantes de uvas e a região vinícola do oeste do Vale da Trácia e do Vale das Rosas.
O RVWC “Trakia” se concentra na promoção direta dos vinhos de qualidade produzidos por seus membros através da colaboração com o Consórcio Búlgaro para Produtores de Vinhos de Alta Qualidade “Trakia” como seu parceiro de marketing e vendas.
A jurisdição territorial do RVWC Trakia inclui as províncias de Pazardzhik, Plovdiv, Stara Zagora e Smolyan. A RVWC Trakia funciona de acordo com as deliberações da Assembleia Geral da Câmara Nacional da Vinha e do Vinho.
Os membros do RVWC produziram 2017 94,1% DOP (1.354 hl) e 72,8% IGP (16.546,87 hl) da variedade Mavrud (uma variedade única a nível europeu) da produção nacional total de DOP Mavrud em 1.343,61 hl e IGP Mavrud em 21.399,85 hl. o que torna a RVWC Trakia a organização nacional mais representativa para os vinhos DOP/IGP produzidos a partir da casta Mavrud.
Existem mais de 5.000 produtores de uvas para vinho e mais de 50 enólogos no território da RVWC Trakia. Na Bulgária, 66,33% dos vinhedos são de castas pretas, enquanto os restantes 33,63% são de castas brancas. Os territórios que a RVWC representa, somam os 41,692% das vinhas nacionais com castas pretas e os 14,52% das vinhas com castas brancas.
Ao seguir esta rica herança de mais de seis milênios de tradições vinícolas, história e mitologia, os produtores de vinho búlgaros representam sua cultura vinícola e altos padrões para os mercados locais e mundiais. Esses padrões, fundados historicamente e reforçados por tecnologias de produção europeias e mundiais, refletem-se em todos os aspectos da produção de uvas e vinhos, desde o cuidado dos vinhedos até os resultados finais dos vinhos búlgaros de qualidade.